(99)98476-6255

NO AR

Tarde Iterativa

Com Aline Soares

Estado

Veja regiões atingidas por onda de calor a partir de hoje

Clima

Publicada em 11/03/24 às 22:18h - 17 visualizações

por FM Primavera


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: FM Primavera)

Nesta segunda-feira (11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de perigo potencial para onda de calor para boa parte da região Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Segundo a Climatempo, as temperaturas devem ficar de 3°C a 5°C acima da média em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, parte da Bahia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.

As temperaturas podem ultrapassar 5°C acima da média no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo.

A partir do meio da semana, o calor deve ganhar força no Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná e de Santa Catarina, além do oeste gaúcho. Por isso, a chuva deve dar uma trégua no Sul e no Sudeste do Brasil durante os próximos dias.

Na capital paulista, a semana começa com temperatura amena, a máxima pode chegar a 26°C, segundo o Inmet. O Instituto prevê uma tendência de alta na temperatura máxima na capital, podendo chegar a 36°C na sexta-feira (15). Uma diferença de 10°C entre segunda (11) e sexta (15).

Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre e Rio de Janeiro são capitais que também têm previsão de tendência de alta na temperatura máxima prevista ao longo da semana.

A onda de calor é um fenômeno que acontece quando as temperaturas previstas ficam, pelo menos, 3°C acima da média histórica para aquele período do ano. Segundo a Climatempo, o ar quente ganhou força no Chaco Paraguaio, região semiárida do país vizinho, e no norte da Argentina ao longo da última semana.

Com isso, um sistema de alta pressão nos níveis médios da atmosfera favoreceu a manutenção do ar quente, o que dificulta a formação de nuvens carregadas, mantendo o clima seco e com aquecimento gradual.

Chegada do outono
O mês de março marca a transição do verão para o outono no hemisfério sul com o equinócio de outono. Nessa época, os raios solares incidem de forma mais direta sobre a Linha do Equador por conta de uma inclinação no eixo da Terra em relação ao sol. Durante o fenômeno, os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de radiação solar.

Isso acontece porque a quantidade de radiação solar recebida em uma determinada área da superfície terrestre é reduzida, por conta da angulação dos raios solares em relação à superfície. A consequência do fenômeno é a diminuição gradual da temperatura, marcando a chegada do outono. Em 2024, o equinócio de outono acontece no dia 20 de março.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
As Eleições estao chegando em qual desses candidatos você votaria em 2024

 Crisogno Vieira
 Elton Canuto
 Guto Coelho
 Nenum Desses
 Paula Coelho
 Rugerio Felipe
 Simone do Nato







.

(99)98476-6255 Radio (99)98803-1450 Contato Adiministrativo

(99) 9 84766255

Visitas: 7024
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - FM Primavera - Radio E TV Primavera a voz da Comunidade